Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Peixes




logo_zoo

fish1A classe dos peixes possui 25.000 espécies. Os peixes são os primeiros animais vertebrados, isto é, animais cordados que possuem um esqueleto ósseo (impregnado de cálcio)ou cartilaginoso (impregnado de matéria orgânica). O sistema nervoso dos vertebrados é sempre formado por um cérebro (situado no crânio), ligado a uma medula espinhal dorsal. O sistema circulatório é fechado e o sangue contém hemoglobina, pigmento que contém ferro e dá cor vermelha ao sangue.

Os peixes são vertebrados aquáticos de sangue frio; respiram por brânquias e possuem nadadeiras. Mas existem exceções: o peixe-gato possui pulmões auxiliares; o Atum não pode ser chamado de animal de sangue frio, pois a temperatura de seu sangue não e a mesma da água que o cerca. Mas, como as exceções servem para comprovar a regra, pode-se aplicar a definição dada para os peixes em geral. Os peixes podem ser divididos em três classes: os ciclostomados (de boca circular, sem a mandíbula), os cartilaginosos e os ósseos, estes dois conforme o tipo de esqueleto que apresentam.

Na grande maioria dos peixes, o corpo é achatado lateralmente; em alguns, como nas raias, achatado dorso-ventralmente, e protegido por escamas. As escamas são sempre formadas pela pele. Elas cariam muito, indo desde as escamas finas e lisas do bacalhau, até as escamas grossas e com dentículos dos tubarões. O movimento é dado por nadadeiras situadas no dorso, ventre, cauda e nas laterais do corpo. A respiração é feita por brânquias, mas existem alguns peixes pulmonados, como a pirambóia. A flutuação dos peixes é auxiliada por um órgão especial, a bexiga natatória, situado na frente do aparelho digestivo e ligado ao esôfago, e que se enche com uma mistura de nitrogênio, oxigênio e gás carbônico.

Alguns peixe, porém, não possuem a bexiga natatória. Os sentidos são representados por dois olhos, ouvidos com canais semicirculares (órgãos de equilíbrio), e geralmente pela linha lateral, uma espécie de sexto sentido que percorre a parte lateral do corpo e permite sentir vibrações da água.

A reprodução é sempre sexuada e, em geral, externa, havendo poucas exceções. As células masculinas e femininas são lançadas na água, onde se unem. O número de ovos é sempre muito grande. As águas estariam superpovoadas se a maioria dos filhotes não fosse comida por outros animais antes de chegarem ao estágio adulto. As grandes e complicadas migrações realizadas por algumas espécies, como as enguias e os salmões, estão relacionadas com a reprodução.

CLASSE ORDEM EXEMPLO
Cyclostomata Petromyzoniformes Lampreia
Myxiniformes Peixes-bruxa
Chondrichthyes Squaliformes Cação, Tubarão
Rajiformes Raias
Chimaeriformes Quimeras
Osteichthyes Perciformes Perca
Pleuronectiformes Linguado
Echeniformes Rêmoras
Tetraodontiformes Baiacu
Batrachoidiformes Bagre-sapo
Lophiformes Diabo-marinho/ Peixe-pescador
Percopsiformes Percopsis
Gadiformes Bacalhau
Gasterosteiformes Cavalo Marinho
Beloniformes Peixe-voador/ Peixe-agulha
Cypriniformes Carpa/ Poraquê
Anguilliformes Enguia
Clupeiformes Arengue/ Salmão
Lúcia Helena Salvetti De Cicco 
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe