Nova espécie de mamífero é encontrada em Bornéu
GENEBRA, Suíça – Pesquisadores de meio ambiente estão preparando a captura do que eles chamam de uma nova espécie carnívora encontrada em Bornéu, a primeira descoberta na rica ilha indonésia em um século. O grupo ambientalista WWF, baseado na Suíça, afirmou, nesta segunda-feira, que seus pesquisadores fotografaram o esquisito animal, descrito como uma mistura entre um gato e uma – raposa, achado em uma densa floresta tropical no centro de Bornéo.
“Essa pode ser a primeira vez, em mais de um século, que um novo carnívoro é descoberto na ilha”, afirmou a WWF em um comunicado.
O mamífero é ligeiramente maior do que um gato, tem pele vermelha e longa cauda. Ele foi fotografado duas vezes por uma câmera à noite.
Moradores locais e especialistas em animais selvagens, que viram fotografias do animal, que tem orelhas muito pequenas e largas patas traseiras, disseram que nunca o viram antes e estão convencidos de que são uma nova espécie, disse a WWF.
Pesquisadores esperam confirmar a descoberta com a implementação de armadilhas para capturar uma espécime viva, mas alertaram que o governo da Indonésia planeja destruir a floresta par criar a maior plantação de óleo de palmeira, contou o WWF. O esquema de plantações, desenvolvido pelo Banco de Desenvolvimento da China, deve cobrir uma área de 1,8 milhão de hectares, equivalente à metade do tamanho da Holanda, disse o WWF, sigla para o Fundo Mundial da Natureza.
A suposta nova espécie de carnívoro de Bornéu pode ser a primeira a ser achada desde a descoberta do furão de Bornéu, em 1895, afirmou a WWF.
Fotos do animal foram tiradas pelos pesquisadores da WWF pela primeira vez em 2003. As imagens não foram publicadas porque a pesquisa continuava. O grupo decidiu tornar as fotos públicas com o lançamento de um livro sobre Bornéu, que ocorrerá nesta terça-feira.