Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Mergulhão-de-crista




logo_zoo

m-de-crista03Nome Comum: Mergulhão-de-crista
Nome Científico: Podiceps cristatus
Nome em Inglês: Great Crested Grebe
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Podicipediformes
Família: Podicipedidae
Comprimento: 46 a 51 cm
Envergadura: 85 a 90 cm
Peso: 750 a 1200 g
Tempo de Vida: 10 anos
m-de-crista01Pés: sem membrana, mas com uma franja córnea”
Período de incubação: de 3 semanas a 1 mês
Reprodução: O casal constroe um ninho flutuante, geralmente preso aramos à superfície, com plantas aquáticas e caules de caniços. Entre Abrile Julho a fêmea faz a postura de 3 a 5 ovos esbranquiçados. A incubação dura Mergulhão-de-cristacerca de 28 dias e é feita alternadamente por ambos os pais. As crias abandonam o ninho logo após a eclosão dos ovos, muitas vezes subindo nas costas dos seus pais; são auto-suficientes ao fim de 2 ou 3 meses.
Alimentação: Peixes que engole vivos e depois engole também suas próprias penas, que audam a eliminar os restos dos peixes.
Características: É o maior dos mergulhões. Fácil de reconhecer pelas plumagem da cabeça que formam uma crista negra dupla. Na Primavera pelos tufos laranja-arruivados e pretos que ornamentam os dois lados da cabeça. Pescoço longo e esguio. Corpo magro e baixo.
Habitat: Espécie associada aos meios aquáticos relativamente extensos e com caniçais. É frequente em lagos, albufeiras, e no inverno ao longo da costa.
Distribuição: Guatelama, Europa, Ásia, África e Austrália.
Ocorrência: Residente, nidificante.
Estatus: Espécie protegida

m-de-crista02Nos lagos ou pântanos, onde vive, o mergulhão-de-crista apanha gravetos e plantas aquáticas. Com esse material constrói jangadas confortáveis que são utilizadas como ninhos. O mergulhão-de-crista gigante de bico pintado é uma das 18 espécies encontradas no mundo. Tem o bico preto e branco, e vive no lago Atitlán, na Guatemala. O mergulhão-de-crista pequeno e a variedade gigante vivem na Europa, Ásia, África e Austrália. Na época de acasalamento, a cabeça do mergulhão-de-crista grande fica preta e seus olhos são contornados por uma faixa amarelada. O macho costuma exibir-se de modo espalhafatoso para a fêmea, antes de cruzar com ela no ninho flutuante. Os ovos são chocados em revezamento pelo casal. Algumas semanas após o nascimento, os filhotes se locomovem montados nas costas da mãe.

Os mergulhões-de-crista não gostam de voar (muitos deles não conseguem mesmo) e preferem nadar ou mergulhar na água. São capazes de mergulhar de 30 segundo e alguns podem ficar debaixo da água durante 3 minutos.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe