Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Matamatá




logo_zoo

matamataNOME COMUM: matamatá
NOME EM INGLÊS: Matamata
NOME CIENTÍFICO: Chelus fimbriatus
FILO: Chordata
CLASSE: Reptilia
ORDEM: Chelonia
FAMÍLIA: Chelyidae
HABITAT: Pântanos
COMPRIMENTO: 80 cm
CARACTERÍSTICAS: Boca exageradamente rasgada
REPRODUÇÃO: entre 10 e 15 ovos esféricos.

É, seguramente, uma das mais bizarras, intrigantes e fascinantes espécies de quelônios. Carapaça com até 40 cm de comprimento, quadrangular, apresentando três fileiras de quilhas; cabeça achatada, triangular, com uma probóscide; nos lados da cabeça e pescoço são observadas extensões de pele. Os juvenis apresentam cores contrastantes, inclusive faixas vermelhas e pretas no pescoço.

Habitantes de águas lentas de pequenos e médios cursos de água, são carnívoros e permanecem com o pescoço esticado e as narinas para fora da água à espreita de suas presas, em geral pequenos peixes. maramata2Podem permanecer imóveis durante horas.

Elas se alimentam de pequenos peixes, quando um se aproxima, o matamatá projeta sua cabeça para a frente, abrindo a boca ao mesmo tempo. O peixinho é aspirado juntamente com a água. O matamatá costuma alimentar-se ao crepúsculo e à noite.

O matamatá é encontrado em todo o norte da América do Sul, até a Bacia Amazônica, nos pântanos e riachos pouco profundos. Pertence ao grupo das “tartarugas de pescoço de serpente”: para recolher o pescoço, elas devem dobra-lo em S para a esquerda. Os olhos desse quelônio possuem um revestimento especial, como acontece com os outros répteis noturnos.

*Algumas das informações desta pagina e a imagem a cima foram retiradas do livro Répteis do Brasil – Manutenção em cativeiro – Gráfica e Editora Amaro Ltda – 1997 – Luiz Roberto Francisco

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe