Mangabei
NOME COMUM: Mangabei
NOME CIENTÍFICO: Cercocebus torquatus
NOME EM INGLÊS: White-collared Mangabey
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Primates
GÊNERO: Cercocebus. O gênero cercocebus tem seus espécies: Cercocebus torquatus; Cercocebus galeritus; Cercocebus atys; Cercocebus agilis. Cercocebus chrysogaster; Cercocebus sanjei.
FAMÍLIA: Cercopithecidae
PESO: 9 a 10 kg machos e 7.5 a 8.6 kg as fêmeas.
COMPRIMENTO: Mede cerca de 56 a 67 cm e a cauda mede entre 50 a 57 cm.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: é encontrado nos países de Camarões, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Gana, Guiné, Costa de Marfim, Libéria, Nigéria, e Leone de Sierra.
HABITAT: Habita selvas húmidas, selvas próximas a rios, selvas de pantanos, vegerações secundárias e plantações desde a Guiné até o Congo.
ALIMENTAÇÃO: Consiste principalmente em polpa de frutos, comendo eventualmente pequenos animais invertebrados e argila.
HÁBITOS: São animais diurnos, dormindo à noite nos ramos mais altos das árvores. São sociáveis entre si, vivendo em grupos, mas não gostam do contato com os humanos.
REPRODUÇÃO: Normalmente estes primatas tem um só filhote em cada gestação.
TEMPO DE GESTAÇÃO: 170 dias. Quando em cativeiro não apresentam dificuldade para a reprodução.
TEMPO DE VIDA: 30 anos
Os mangabeis são macacos robustos e pesados, muito próximos dos babuínos e mandris. Mas, ao contrário destes, vivem nas árvores e não no chão. Existem 4 espécies de mangabeis que se dividem em dois grupos conforme possuam ou não uma poupa sobre a cabeça. Os que não têm poupa possuem a cauda mais comprida que o corpo, enquanto nos outros a cauda é duas vezes mais curta.
Os mangabeis alimentam-se de frutos enquanto se deslocam vagarosamente através da floresta, sem nunca descer ao chão. Entre as refeições, permanecem em repouso ou fazem verdadeiras sestas. Vivem em grupos de 10 a 15 indivíduos, às vezes com vários machos adultos, mas sem a organização e a hierarquia dos babuínos. No entanto, como estes, as fêmeas se esmeram em limpar o pêlo dos machos, removendo os parasitas que provocam coceira.
Não há época definida para a procriação. Os filhotes, únicos por gestação, nascem durante o ano inteiro. Quando crescem, formam um grupo separado, vivendo a distância dos adultos.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe