Macaco-do-Japão
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Primates
FAMÍLIA: Cercopithecidae
NOME CIENTÍFICO: Macaca fuscata
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 60 cm (macho)
Peso: 15 Kg (macho) As fêmeas são menores
Os macacos são encontrados em quase todas as regiões tropicais. São muito sensíveis ao frio e poucas espécies se estendem até as zonas temperadas. O macaco-do-japão, entretanto, passa os meses de inverno no meio da neve. Ele fica bem protegido pela pele comprida e espessa que lhe envolve inclusive a cara, formando um capuz.
Esse macaco é típico do Japão e vive em colônias muito numerosas e bastante organizadas. O bando se desloca ordenadamente, com os machos mais velhos e as fêmeas no meio, precedidos e seguidos pelos machos mais novos. Durante o bom tempo, sua alimentação é constituída de folhas e frutos e, no inverno, de brotos e casca de árvores. Quando o inverno é muito rigoroso, toda a colônia se dirige para a costa, à procura de moluscos, crustáceos e algas.
Os macacos-do-japão abrigam-se do frio buscando refúgio nas grutas e dormindo bem apertados uns contra os outros. Eles são resultado de uma longa evolução provoca pelo resfriamento progressivo do clima, ocorrido na região onde vivem.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe