Kea – papagaio da Nova Zelândia
Estado: Ameaçado
Nome popular: Papagaio da Nova Zelândia
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Nome científico: Nestor notabillis
Nome inglês: Kea
Nome em Espanhol: Kea
Comprimento: média 48 cm
Postura: 3 a 4 ovos de cada vez
Período de incubação: 3 semanas
Número de Ovos: 2 a 4
Na Nova Zelândia, como na Austrália, os carneiros são animais sagrados. Assim, quem se mete com o carneiro fica malvisto. É o caso do Kea, um papagaio da Nova Zelândia, que se atreve a comer os carneiros mortos. Ele foi declarado “matador de carneiros” e, o governo neozelandês pôs sua cabeça a prêmio. A ave está ficando cada vez mais rara, mas os criadores de carneiros continuam a exterminá-la. O kea é verde-oliva e tem um bico muito resistente: diz-se que ele é capaz de despedaçar uma chapa de ferro fundido. Como todos os seus parentes, ele se sente melhor nas árvores do que no chão e voa bem.
Alimenta-se principalmente de brotos e folhas tenras e, na primavera, lambe o néctar das flores. Come também os insetos e larvas que encontram no chão e é necrófago, isto é, alimenta-se de carcaça de animais (carneiros). Ele vive em pequenos bandos e passa o verão nas montanhas. Se o inverno não for muito rigoroso, ele ficará aí o ano todo: é o único papagaio do mundo que pode viver na neve. É um animal brincalhão e cheio de curiosidade.
Foram observados Keas procriando durante todo o ano, menos no outono. O período reprodutivo principal deles dura de Julho a Janeiro. Eles aninham em covas debaixo de pedras ou entre raízes de árvore. Os Keas botam de dois a quatro ovos, e incuba os ovos durante três a quatro semanas. Estes papagaios são altamente sociais, vivem em grupos de família até que eles alcançam a maturidade sexual. Os Machos são sexualmente maduros depois de quatro ou cinco anos, enquanto fêmeas podem se tornar sexualmente maduras já com três anos de idade. O sistema de acasalamento é polígamo. Machos lutam para dominar e a hierarquia é rígida.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe