Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Jupará – Macaco, gato ou urso?




logo_zoo

destaque_jupara
NOME Comum:
Jupará
NOME em inglês: kinkajou
Nome Científico: Potos flavus
FILO: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Familia: Procyonidae

CARACTERISTICAS:
Comprimento: até 0,45 m, mais 0,45 m de cauda.
Altura: até 20 cm
Peso: até 3,8 kg
Tempo de Vida: até 20 anos

O jupará lembra algo do macaco, do gato e do urso, todavia, ele pertence a família dos Procinídeos. Tem corpo alongado, membros curtos e sulhueta maciça. A cabeça redonda, com pequenas orelhas, termina num fucinho achatado. Uma das caracterísitcas principais é a presença, em cada semi-arcada, de 3 molares. No total possui 36 dentes. juparaOs cinco dedos são dotados de garras curtas e afiadas, e as plantas dos pés e das mãos são desnudas. A cauda, tão longa quanto o cropo, é preênsil como a de vários primatas neotropicais e a de numerosos Marsupiais. Na idade adulta, o jupará pode atingir 90 cm de comprimento, sendo metade pertencente à cauda. Mede 20 cm de altura, na espádua, e seu peso é de dois quilos e meio aproximadamente.
A pelagem muita espessa, ligeiramente crespa, macia e brilhante como veludo, é ruivo-dourada, com reflexos castanhos na região dorsal do corpo; uma listra mediana de cor escura, nitidamente marcada, parte da cabeça e se prolonga até à base da cauda. A região ventral do corpo é castanho-amarelada. A cauda é castanha na base e praticamente negra na porção terminal.

O jupará vive na América, numa área que se estende do sul do México até o Mato Grosso. Habita as regiões florestadas, nas vizinhanças dos grandes rios, e passa a maior parte do tempo nas árvores. jupara1Animal estritamente noctívago, dorme durante todo o dia escondido num oco de árvores, saido apenas à noite. Trepa com grande agilidade e é tamanha a habilidade com que ele se serve da longa cauda preêncil, dos curtos membros e das unhas afiadas que pode rivalizar com os símios. Entretanto, seus movimentos são prudentes e realtivamente lentos, sobretuudo no solo, onde caminha apoiando toda a planta do pé. Nunca salta. O jupará vive só ou aos pares, contudo podem ver-se bandos reunidos quando se vê uma árvore carregada de frutos.

juparaA ninhada do jupará é de uma ou mais raramente, de duas crias, que nascem no verão. Abrem os olhos dez dias depois e, com sete semanas, começam a pendurar-se nos galhos utilizando a cauda.

Em cativeiro, o jupará dá provas de seu caráter meigo, sendo para o homem um companheiro fiel,a fetuoso e brincalhão. A paixão que o Jupará tem pelo açucar leva-o muitas vezes ao descontrole. Ele pode beber água e leite, mas no cativeiro prefere as bebidas adocicadas e fermentadas. Quando bebe além da conta, o jupará torna-se irritável e pode arranhar, morder, ou até mesmo golpear seu criador com a cauda. Quando está sóbrio, ele é calmo e de bom gênio. Como quase de tudo e é afetuoso. Mas, apesar da sua aparente adaptação ao cativeiro, um jupará está sempre disposto a voltar para a selva.

O jupará, conhecido também como macaco-da-noite, é com freqüência confundido com os primatas pelos caçadores e mateiros. Sua carne é saborosa e os nativos de certas tribos amazônicas utilizam seu pêlo para confeccionar colares e braçadeiras.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe