Indri
NOME COMUM: Indri
NOME EM INGLÊS: Indri
NOME CIENTÍFICO: Indri indri
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Primate
FAMÍLIA: Indriidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 80 cm, mais 2,5 cm de cauda.
Membros posteriores mais compridos que os anteriores.
Corpo recoberto de pelagem lanosa
Polegar oponível
Alimentação vegetariana
Facilmente domesticável
Se o naturalista europeu, Sonnerat, que deu o nome a esse estranho lemuróide soubesse alguma coisa da língua dos habitantes da ilha de Madagáscar, teria entendido que quando falavam “Indri! Indri! Izy!” queriam dizer “olhe! Olhe ali está!”. Eles estavam apenas mostrando o belo aspecto desse animal acrobático. Mas o naturalista achou que esse era o nome do animal.
Para o povo da República Malgaxe o Indri é um animal familiar, porém, sagrado. Acredita-se que tenha poderes sobrenaturais. Os malgaxes crêem que uma árvore onde mora um Indri pode curar doenças incuráveis e por isso recolhem as folhas dessas árvores. E se jogarem uma lança contra o animal, ele a apanhará e a devolverá contra o caçador.
O Indri tem o corpo forte e a cabeça bem pequena. O focinho é pontudo e as patas são longas. Os dedos são ligados por uma membrana, o que faz com que as patas sejam preênseis. Esse animal é essencialmente arborícola e pode saltar com facilidade e rapidez de uma árvore para outra. Alimenta-se de frutas, sementes e nozes. Vive em pequeno grupo do família, de dois a quatro indivíduos. Com freqüência ouvem emitem uivos em coro, sendo respondidos pelos membros de outros grupos das redondezas.
Muito pouco se sabe a respeito de sua reprodução, mas acredita-se que as fêmeas dêem à luz uma única cria de cada vez.
O Indri tem hábitos diurnos. Sobe em árvores, agarrando-se com as mãos e impelindo o tronco, mantido em posição vertical, com curtos impulsos das longas pernas, que atuam ao mesmo tempo ou alternadamente. Podem saltar de um galho para o outro com o corpo erecto, mas, quando a distância é grande, o corpo fica em posição horizontal.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe