Para que estudar Ecologia?
Ecologia já deixou de ser simplesmente o “estudo da casa” (oikos = casa, ambiente; logus = estudo). Há alguns anos a Ecologia era um simples braço da Biologia. Hoje, porém, já é um curso universitário, que além das interações biológicas, também estuda as interações sociais.
Não podemos esquecer que tudo o que está no Planeta Terra (e, mais geral, no Universo) está interagindo. Ainda temos o costume de um pensamento mais localizado, mas não podemos deixar de ter um pensamento globalizado, em termos ecológicos. É difícil imaginar, mas uma catástrofe ecológica na Austrália, mais cedo ou mais tarde, acaba afetando o Brasil, de alguma forma. Por exemplo, os animais migrantes são um elo importantíssimo na vida do Planeta, assim como os animais de vida restrita a um único ponto. Uma das considerações que devemos fazer é quanto ao ciclo alimentar: cadeias e teias alimentares. Podemos sentir um prejuízo imediato ao ferirmos alguma etapa desses processos.
Mas, o que tem isso a ver com saúde animal? Tudo. Temos que nos lembrar que não devemos cuidar apenas dos cães, gatos, aves e peixes que vivem em nossas casas. Cuidando dos animais e vegetais silvestres, estamos contribuindo para o equilíbrio de nosso Planeta, e por conseqüência não só para a saúde e bem estar dos nossos animais, mas também para a nossa. E como podemos cuidar dos animais e vegetais silvestres?? É fácil… deixemos eles em seus habitats, tranqüilos…
O ser humano, sendo racional, tem um grande poder em suas mãos. Nenhum ser no Planeta tem tanta habilidade e conhecimento para manipular a vida. Com isso, temos a imensa responsabilidade de, apesar de utilizar os recursos naturais, conservar e preservar de forma dinâmica e racional tais recursos, para que não sejamos responsáveis pela nossa própria extinção.
Como exemplo, vejamos o caso dos recursos hídricos. Grande parte da nossa evolução vêm da exploração de tais recursos; no entanto, até pouco tempo o fazíamos de forma negligente, apenas usando-o, sem gerenciá-lo. Infelizmente ainda se faz isso, mas muitas pessoas já enxergaram a gravidade da situação e estão se esforçando para corrigir os erros e não mais cometê-los.
Faremos aqui uma Seção Ecologia, em que abordaremos assuntos ligados a essa Ciência. Internauta, sinta-se à vontade em sugerir temas para nossos artigos e discussões.
Esperamos e desejamos, com isso, estar contribuindo, dentro de nosso alcance, para um Planeta melhor, para uma vida melhor.
Bacharel em Química
Auxiliar Veterinário
Aquariólogo