Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Caboclinho




logo_zoo

caboclinhoCaboclinho do papo preto – Sporophila ruficollis;
Caboclinho do papo branco – Sporophila palutris.
Caboclinho do peito preto – Sporophila melanogaster;
Caboclinho ferrugem – Sporophila cinnamomea;
Caboclinho – Sporophila minuta
Distribuição: Os Caboclinhos tem uma vasta distribuição nas regiões Centro, Sudeste e Sul do Brasil. Descolam-se frequentemente (às vezes a grandes distâncias), fora da época de reprodução, à procura de alimentos. Na Amazônia ocorre a espécie S. castaneiventris e no Pará e Nordeste a espécie S. minuta.

Habitat: Campos , campos cultivados, brejos, capinzais.

Fêmeas e jovens. As fêmeas são pardas e muito semelhantes entre si, dificultando a identificação de cada espécie e possibilitando a mestiçagem entre vários tipos, o que dá origem a formas intermediárias. Os jovens tem a mesma coloração das femeas.

Tipo de ninho: em forma de taça. Aceitam perfeitamente ninhos de corda de 8,5 cm de diamentro.

Postura: 2 a 3 ovos

caboclinho_pretoIncubação: 13 dias
Comportamento e reprodução: Reproduz em cativeiro. O canto de todos os caboclinhos é muito parecido.

caboclinho_peito_pretoTamanho: 10 cm

Anel: todas as espécies: 2,2 mm

Outras formas: além das espécies aqui ilustradas, existem mais sete tipos de pássaros conhecidos com o nome popular de Caboclinho.

Caboclinho fradinho (Sporophila bouvreuil bouvreuil) – Alto da cabeça ( como uma coroa), asas e rabo pretos; resto da plumagem marrom avermelhado.

caboclinho_ferrugemCaboclinho paulista: (Sporophila bouvreuil pileata) como o anterior, porém róseo- esbranquiçado, em vez de marrom- avermelhado

Caboclinho de são Paulo (Sporophila bouvreunil saturata) Espécie pouco conhecida descrita como sendo dos arredores da cidade de São Paulo.

caboclinho_bancoCaboclinho ferrinho: (Sporophila bouvreunil crypta) coloração semelhante à de uma fêmea, apenas um pouco mais escura.

Caboclinho do pará: (Sporophila hypoxantha). Semelhante à espécie minuta, porém de coloração mais clara e com o azul acinzentado da cabeça somente até a altura dos olhos.

Caboclinho do amazônas: (Sporophila castaneiventris). Todo cinza, exceto a garganta, o centro do peito e o abdome, que são casatnhos, e as asas e cauda, pretas.

Caboclinho do mato grosso. (Sporophila nigrorufa). Espécie rara. Partes superiores pretas; resto das penas ferrugem canela.

*Fonte: Animais de Estimação – Pássaros Paulo Flecha (Consultoria, organização , pesquisa) Rolf Grantsau (ilustrações das espécies) JB Indústrias Gráficas, 1986

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe