Aquário de Água Doce – Curso Completo
INTRODUÇÃO
É certo que o homem necessita da natureza em perfeitas condições para sobreviver bem; quando esta natureza é destruída pelo homem, a maior vítima é o próprio ser humano.
Embora o problema seja de grande complexidade, envolvendo uma série de fatores, achamos que todos aqueles que admiram a natureza, como é o caso dos aquariófilos, naturalistas inatos, tem também a obrigação de procurar preservá-la por todos os meios e modos ao seu alcance.
Um aquariófilo transmite, por onde passa, seu amor pelo seres viventes e o seu meio. Esse amor a natureza é uma forma de cultura, pois representa negação de todas as taras do primitivismo predatório. Por intermédio de um aquário, podemos estudar os comportamentos dos animais e plantas, aprendendo a entendê-lo e por conseqüente, como preservá-los. As futuras gerações não nos perdoarão, se não lhes legarmos nossas riquezas naturais, inclusive a nossa fauna e flora aquática, por isto devemos aprender para podermos manter a relação entre os animais, vegetais e o meio ambiente. Desse equilíbrio depende a continuidade de todos os tipos de vida, principalmente a humana.
Sem dúvida alguma, todos se extasiam diante de um aquário, porém poucos se aventuram a montá-lo, alegando dificuldades em mantê-lo devido ao pouco conhecimento sobre aquariofilia. Conhecendo um pouco mais sobre o assunto, esse “medo” passa e começa-se a sentir e a usar o aquário como um instrumento de trabalho.
Como fonte educacional, desempenhando um importante papel, atuando como um laboratório de pesquisa sobre ciências naturais, levando os alunos aos estudos da Biologia (Botânica, Bioquímica, Zoologia, Ecologia, Nutrição, etc…), porque muitos fenômenos referentes a essas ciências naturais se processarão no aquário, e para compreendê-los é preciso que estudemos as suas causas e efeitos.
Nessa linha, podemos lembrar que o trabalho em grupo é muito valorizado, na criação de um mesmo objetivo: o equilíbrio biológico do aquário, bem como decisões e busca de soluções para os problemas pertinentes a diversidade de situações, sendo o aquário um microcosmos, possuidor de um ecossistema em miniatura.
Os artigos serão publicados na data marcada em cada tópico. Veja a seguir:
[Introdução][Histórico][Aquário][Tipos de Aquários][Elementos necessário à vida][Equilíbrio biológico- Oxigenação – Temperatura][Iluminação][Filtragem e solo][Agentes decompositores][Plantas aquáticas][Peixes de água doce] [Doenças][Alimentação][Bibliografia]
Hamilton J. Borges Júnior
Renato Augusto Bueno de Oliveira
PH7 Aquarium - Campinas -SP