Balista
Nome Comum: Balista
Nome em Inglês: Boomerang triggerfish
Nome Científico: Sufflamen bursa
Outros Nomes Científicos: Balistes bursa, Hemibalistes bursa
Filo: Chordata
Superclasse: Pisces
Classe: Osteichthyes
Ordem: Tetraodontiformes
Família: Balistidae
Características:
Comprimento: até 50 cm
Nadadeiras bem para trás. Placas ósseas espinhosas
Os balistas têm o dorso, bem à frente da nadadeira dorsal, um robusto ferrão que eles podem abaixar ou levantar inteiramente à sua vontade. Quando ele está levantado, fica “aferrolhado” por outro, menor e situado bem atrás: para abaixar o grande é preciso abaixar primeiro o pequeno. Esse mecanismo peculiar e o clique produzido por seu fincionamento explicam o nome balista (de uma antiga máquina de guerra) dado a esse peixe.
Nos recifes costeiros dos mares tropicais, onde vivem, as várias espécies de balistas alimentam-se principalmente de moluscos, dos quais quebram as conchas com seus dentes possantes. O corpo desses peixes é completamente achatado lateralmente: de frente ou de cima, são quase invisíveis.
Os balistas são peixes territoriais: cada um ocupa seu pequeno setor de recife e reage contra tentativas de invasão. Para isso, não apenas ostentam suas cores como emitem sons, seja rangendo os dentes, seja esfregando seus ferrões um no outro. Esses sons são amplificados pela bexiga natatória, que funciona como uma verdadeira caixa de ressonância.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe