Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Grande-ave-do-paraíso




logo_zoo

Oct 2004 Lesser Bird of Paradise (Paradisaea minor) Male pictured. Native to New Guinea. Endangered due to poaching for feathers and skins. (AAP Image/Roderick Eime) NO ARCHIVING

NOME COMUM: Grande Ave-do-paraíso
NOME EM INGLÊS: Greater Bird of Paradise
NOME EM ESPANHOL: ave del paraíso mayor
NOME CIENTÍFICO:Paradisaea apoda
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Passeriformes
FAMÍLIA: Paradisaeidae
COMPRIMENTO: 43cm
CARACTERÍSTICAS:Não canta. Brilhantemente colorida
ALIMENTO: Frutas, insetos e pequenos répteis
POSTURA: 1 a 2 ovos por ano
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Nova Guiné, Indonésia e Austrália
HABITAT: Habita os bosques no sudoeste da Nova Guiné e da Ilha Aru na Indonésia.

avedoparaiso3Essa ave foi assim chamada por causa das suas penas e plumas coloridas. Recebeu esse nome dos europeus que nunca a tinham visto e só lhe conheciam a plumagem, trazida de terras distantes. Em 1500, uma lenda dizia que a ave-do-paríso não tinha pés e, por isso deveria permanecer voando durante a vida inteira. Em 1522, um dos companhieros de Fernão de Magalhães afirmou que vira aves-do-paraíso mortas e que elas possuíam pernas longas e delgadas, mas não tinham asas, somente leques de longas penas que lhes permitiam voar com o vento forte.

Existem 40 espécies dessa ave. Todas vivem na Nova Guiné, na costa norte da Austrália e em algumas ilhas da região. Na ápoca do acasalamento, o macho faz uma exibição de sia esplêndida plumagem num ramo de árvore ou numa clareira aberta para isso. Ele atrai fêmeas, uma após a outra, mas depois de realizado o acasalamento ele perde todo o interesse por elas. Nem se preocupa com o ninho e os filhotes. Se essas aves não vivessem em regiões quase inacessíveis, elas teriam sido exterminadas quando surgiu a moda de chapéus com penas. Mesmo asssim, cerca de 50 mil delas eram abatidas por ano, até 1920, quando sua caça foi proibida.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe