Alimento Correto – Métodos de Alimentação
Os animais possuem hábitos alimentares diferenciados. Dependendo da formação acadêmica e/ou da prática de criação, há vários métodos de alimentação. Proporemos alguns, juntamente com o alimento mais adequado. Contudo, novamente alertamos ao leitor para que peça opinião ao Médico Veterinário de sua confiança.
– Cães
Os cães podem receber alimentação de maneira fracionada. No caso das rações, na embalagem há especificações sobre a porção, em relação ao peso, porte e idade. Geralmente pode-se seguir:
porte
|
até 6 meses
|
6 a 9 meses
|
9 a 12 meses
|
acima de 12 meses
|
pequeno
|
4
|
4
|
3
|
2
|
médio
|
4
|
4
|
3
|
1 ou 2
|
grande
|
4
|
3
|
2
|
1
|
gigante
|
4
|
3
|
2
|
1
|
número de refeições
|
Principalmente em ambientes úmidos, desaconselha-se deixar a comida o dia todo disponível, pois absorve água e azeda. Além disso, principalmente aos cães destinados à guarda, deixar alimento disponível à noite é convidá-los a tirar uma boa soneca após o lanche da madrugada.’
Cães de qualquer idade podem ser regrados a comer em determinado tempo. Para filhotes ou adultos, o procedimento é o mesmo:
consulte a embalagem e separe a quantidade recomendada de ração;
fracione-a de acordo com o número de refeições da tabela anterior;
estabeleça horários fixos para oferecer a ração.
Por exemplo, ao servir:
4 porções: 7h00, 12h00, 17h00, 22h00;
3 porções: 8h00, 16h00, 21h00;
2 porções: 8h00, 18h00
1 porção: 18h00
Claro que são apenas sugestões de horários, que deverão ser adequados à rotina familiar. O importante é que, em qualquer horário, a comida fique disponível por um período curto de tempo, por exemplo 30 minutos no início do treinamento e 15 minutos após o animal adquirir o hábito. Após esse tempo, retire o alimento e forneça apenas a próxima refeição. Se nesta o cão ainda não comer, retire e forneça apenas no terceiro horário, e assim sucessivamente. Em um ou dois dias, o cão perceberá que possui apenas um determinado tempo para se alimentar, e o fará assim que for servido.
Com isso, podemos proporcionar o desenvolvimento correto do cão, comendo a quantidade recomendada de comida. Mais ainda, caso o cão adoeça e pare de se alimentar, de pronto perceberemos a anormalidade.
Principalmente os cães que ficam no quintal precisam seguir esse hábito, pois o alimento pode ser um atrativo a outros animais, como baratas, camundongos etc., que podem trazer doenças bastante difíceis de tratar.
Há um pensamento errôneo de que, ao disponibilizar comida o dia todo, o animal come mais. Na grande maioria das vezes, por “beliscar” o dia todo, o cão acaba comendo menos que o necessário.
A água deve estar disponível dia e noite, sempre fresca e limpa.
.
– Gatos
Os gatos possuem hábitos alimentares diferentes dos cães. Neste ponto, alguns Médicos Veterinários e Criadores adotam posturas diferentes: alguns preferem particionar a refeição e servi-la duas ou três vezes ao dia; outros preferem deixar a ração disponível o dia todo. No segundo caso, aconselhamos colocar pequenas quantidades de alimento, forçando uma ou duas reposições ao dia. Com isso, este permanece sempre fresco.
Notamos que a ração seca felina possui um grau de umidade, e por vezes oleosidade, maior que a ração dos cães. Isso faz com que a ração demore mais tempo para começar a se deteriorar, possibilitando o oferecimento contínuo. A ração em pasta é servida em separado, em horário determinado. Caso você opte por misturar a ração úmida à seca, a única alternativa é seguir horários pré-estabelecidos para refeições. Mantenha água sempre disponível, fresca e limpa.
Muitas pessoas adquirem o hábito de servir leite ao gato. Não é um hábito condenável; apenas preste demasiada atenção se o leite não provoca diarréia no animal. Estudos comprovam que os gatos (assim como os cães) perdem a capacidade de metabolizar lactose (o açúcar do leite) conforme crescem. Essa perda capacitiva, muitas vezes, faz com que o organismo reaja com diarréia. Nesse caso, suspenda imediatamente o fornecimento do leite.
– Aves
Há no mercado rações embaladas, enriquecidas com vitaminas, minerais etc.; há também sementes a granel. Caso adquira ração a granel, verifique se o recipiente que a contém permanece sempre fechado e se a ração está limpa, sem sujeiras e principalmente poeira. Muitas lojas pesam determinadas quantidades de ração e a embalam. Essa é a recomendação mais adequada e segura ao animal.
Frutas, verdura, legumes etc. também devem ser servidas em horários determinados e, após certo tempo, retirados se não consumidos. Forneça frutas com sementes, que ajudarão na digestão.
Cada ave exige uma determinada mistura de sementes. Há, na Internet e na literatura escrita, inúmeras “receitas” de misturas. Uma rápida pesquisa satisfará esse quesito.
– Peixes
Os peixes são animais menos comedidos na alimentação. Realmente, o quanto nós colocarmos de comida eles comem, e se estufam. Portanto, além de ficar atento à qualidade da ração, preste bastante atenção à quantidade fornecida.
Há inúmeras marcas e tipos de rações.
Escolha pelo menos dois tipos, intercalando-os a cada refeição. Alimentos vivos são muito apreciados e saudáveis.
Forneça duas refeições diárias. Estas devem ser consumidas em, no máximo, 5 minutos. Após esse tempo, começam a fermentar, prejudicando a biodinâmica do aquário.
Também há inúmeras prescrições de alimentos caseiros que podem ser servidos. Apenas fique muito atento ao consumo delas, que deve ser imediato. Em qualquer situação, mas principalmente em aquário marinho, sobras de alimentos orgânicos são catastróficas para o equilíbrio biodinâmico do sistema.
– Iguana
Colocamos este item por sabermos que muitas pessoas possuem esse animal em casa, por haver uma época em que sua comercialização estava liberada pelo IBAMA. Portanto, vale a dica: não tenha animais silvestres sem autorização do IBAMA!!
Quando filhote, o iguana precisa ingerir proteína animal. Muitas lojas comercializam baratas, grilos ou outros insetos destinados a esse fim. Após um ano a um ano e meio, começam a preferir somente alimentação vegetariana.
Desde filhote até a idade adulta, é grande vantagem acostumar o animal a comer ração seca apropriada. Contudo, havendo uma boa gama de flores, frutas e folhas, observamos uma plena satisfação do animal e, por conseqüência, um melhor desenvolvimento.
Frutas em geral, hibiscus (flores e folhas), violeta (flores), rosas (flores e folhas) são muito apreciadas por iguanas. Folhas de goiaba também. Consulte um Médico Veterinário especialista em silvestres, que fornecerá um cardápio equilibrado.
Poderíamos exemplificar a alimentação adequada de diversos animais. Contudo, estender-nos-íamos em demasia. Pesquisas na literatura escrita e on line solucionam todas as dúvidas.
Bacharel em Química
Auxiliar Veterinário
Aquariólogo