Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Alimento correto – Uma ração universal




logo_pets

nutricao10Para quem tem a companhia de um único animal, ou pelo menos vários animais de uma única espécie, não há problemas. Mas, e para quem tem quase um “zoológico”?
Nem sempre é fácil manter cães, gatos, aves e peixes juntos… O cão sempre quer beliscar a ração do gato e vice-versa; muitas pessoas não resistem e oferecem alguns grãozinhos de ração à sua ave, principalmente se esta for um Psittacídeo (periquitos, papagaios etc.). Também há aqueles que moem a ração e a oferece aos peixes…

A verdade é que, se existisse uma “ração universal”, estaria escrito na embalagem “ração para qualquer animal”.

Temos que levar em consideração que cada animal possui metabolismo diferente, necessidades protéicas e nutricionais diferentes. Portanto, há a necessidade de desenvolver uma alimentação adequada a cada animal.

Mesmo dentro de uma mesma espécie pode haver a necessidade de diferenciar o tipo de alimento. O dálmata, por exemplo, possui uma ligeira modificação em seu metabolismo, que dificulta a digestão e absorção de proteína animal. Com isso, é necessário desenvolver uma ração adequada, com proteínas vegetais.

O fato a se considerar é que cada espécie possui a alimentação mais adequada. Infringir essa regra quase sempre não traz conseqüências imediatas, mas provoca conseqüências irremediáveis, a médio e longo prazos.

Luigi Leonardo Mazzucco Albano
Bacharel em Química
Auxiliar Veterinário
Aquariólogo