Lar… doce lar… Nenhuma Tentativa deu Certo…
Procure pegar o filhote na parte da manhã, pois assim ele o período diúrno para conhecer o ambiente, além de poder ter a atenção da família. Se ele puder chegar no fim de semana (sábado pela manhã), melhor ainda.
Descrevemos aqui procedimentos simples que podem ser tomados logo no princípio. Alguns casos, no entanto, requerem técnicas mais elaboradas.
Outros casos, ainda, são mais complexos e exigem um acompanhamento mais severo. Nessas situações, a intervenção de um Médico Veterinário especialista em comportamento é fundamental. Além de técnicas de correção comportamental, o profissional pode lançar mão de medicamentos (homeoáticos, como Florais de Bach, ou mesmo alopáticos), cuja aplicação deve ser rigorosamente acompanhada.
Não podemos comparar o desenvolvimento psicológico de cães e gatos com o do ser humano. No entanto, corrigir algumas falhas nos animais pode ser tão ou mais complexo que nas pessoas.
Etologia e Psicologia são dois campos apaixonantes, vastos, mundos a serem desvendados. O principal quesito para se trabalhar nesses campos é a paciência. Sem ela, nenhum trabalho é concluído a contento.
Caso tenha em casa algum animal com desvios comportamentais, procure ajudá-lo, conversando com um especialista. O trabalho é demorado, mas após realizá-lo com afinco e amor, teremos duas constatações: o animal estará curado, e o nosso crescimento pessoal e aprendizado terá sido enorme.
Bacharel em Química
Auxiliar Veterinário
Aquariólogo