Morre Kyara, última orca nascida em cativeiro
-25 de Julho de 2017-
Filhote de apenas três meses morreu por infecção no parque SeaWorld
ORLANDO, Flórida — Kyara, uma orca de apenas três meses, morreu no parque aquático SeaWorld em San Antonio, no Texas. Ela era a última orca nascida em cativeiro, já que o programa de reprodução foi encerrado.
Em comunicado, a empresa baseada em Orlando, na Flórida, informou que o animal morreu na segunda-feira, após passar o fim de semana sendo tratado pelos veterinários por causa de uma infecção. Exames serão realizados no corpo para determinar a causa da morte.
— A Kyara tinha um impacto tremendo em cada um da equipe de cuidadores, sem mencionar todos os visitantes que tiveram a chance de vê-la — afirmou Julie Sigman, uma das treinadoras de orcas no parque em San Antonio. — De manhã até a noite, com sol ou chuva, nós dedicamos nossas vidas a esses animais, e essa perda será sentida por toda a família SeaWorld.
Segundo o parque, Kyara enfrentou problemas de saúde “muito sérios e progressivos” durante a última semana. A causa da morte ainda não foi determinada, mas os veterinários informaram que ela tinha uma infecção, como uma pneumonia, e sua situação continuava se deteriorando.
Agora, a equipe do parque volta as suas atenções aos outros animais em cativeiro, principalmente para a fêmea Takara, mãe de Kyara. Nenhum outro animal mostrou sinais de doença, mas eles continuarão sendo monitorados. Takara, que foi separada da filha para o tratamento, demonstrou mudanças no comportamento no início, mas voltou ao normal no fim de semana.
Após denúncias de ativistas pelos direitos dos animais, o SeaWorld decidiu encerrar seu programa de reprodução em cativeiro de orcas em março do ano passado, mas a fêmea Takara, de 26 anos, já estava gestando Kyara quando o anúncio foi feito. A gestação das orcas dura em média 18 meses.
Com a morte de Kyara, o SeaWorld passa a ter 22 orcas, espalhadas por três parques aquáticos nos EUA. A mais nova é Amaya, nascida em dezembro de 2014.