Elefante-Indiano
Segundo se diz, esse imenso animal o elefante indiano pode reconhecer, depois de muitos anos, o caçador que o tentou matar. Sem ir tão longe, é verdade que o elefante-indiano tem memória excelente. Tende a lembrar-se mais das malvadezas que lhe fazem que do bom tratamento dispensado normalmente.
É fácil de treinar o elefante indiano e ele é usado como animal de carga para muitas tarefas. Se for treinado com paciência e persuasão em vez de à força, o elefante-indiano será dócil e obediente. Esse colosso é muito inteligente. A relação que existe entre o peso do cérebro e o peso corporal do elefante-indiano é apenas ligeiramente inferior à do homem.
O elefante-indiano é herbívoro. Vive em manadas nas florestas densas do sul da Ásia, onde pode encontrar os 140 kg de grama e folhas que necessita comer todo dia.
O elefante-indiano nada bem e passa horas na água. Não faz isso por brincadeira, mas para satisfazer uma necessidade real. Os elefantes não têm glândulas sudoríparas e têm que molhar-se continuamente, senão sua pele racha.
Boa parte das habilidades do elefante indiano se concentra na tromba, que termina num órgão preênsil flexível. A fêmea tem um filhote a cada 4 anos; a gestação dura 22 meses. Ao nascer, o filhote tem 90 cm de altura e pesa de 70 a 80 kg.
NOME COMUM: Elefante-indiano
NOME EM INGLÊS: Asian elephant
NOME CIENTÍFICO: Elephas maximus
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Proboscidea
FAMÍLIA: Elephantidae
CARACTERÍSTICAS:
Altura: 3 a 3,5 m
Comprimento: 7 m
Peso: até 5 t
Período de vida: cerca de 60 anos em cativeiro
Curiosidade: Os elefantes africanos fêmeas e machos têm as presas mas somente os elefantes asiáticos fêmeas têm as presas.
Os elefantes asiáticos são os maiores animais terrestres vivos na Ásia.
Status de conservação: Em perigo (População decrescente)
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe