Urso cego resgatado de fazenda de bile brinca pela 1ª vez na vida
-27 de Novembro de 2016-
Ninguém sabe exatamente quanto tempo Kujira esperou em sua pequena gaiola de metal.O urso da lua estava confinado em uma fazenda de bile no Vietnã, onde provavelmente vivia desde que era apenas um filhote.
A bile de urso é usada como um ingrediente na medicina tradicional chinesa e milhares de animais são mantidos em “fazendas” em toda a Ásia, vivendo em gaiolas extremamente pequenas, que não permitem sequer que se levantem, enquanto a bile é coletada em um processo doloroso.
Kujira teve ainda mais dificuldades para suportar do que outros ursos. Ele tinha uma ferida aberta no peito, o que o fez se arranhar e se machucar e estava abaixo do peso devido à sua dieta deficiente. O urso tinha vários dentes quebrados e suas garras estavam muito grandes. Além disso, ele era cego e, por isso, não era capaz de ver ou entender o que estava acontecendo ao seu redor.
“Na fazenda ele ouvia passos, o bater de metal e sentia a agonia da extração de bile. Cada som e cheiro poderia significar mais sofrimento”, disse a Animals Asia.
Mas tudo isso estava prestes a mudar. Em junho de 2015, a organização finalmente obteve permissão para resgatar Kujira, parte de uma operação de resgate de quatro dias para salvar 13 ursos do horror das fazendas de bile. Quando a equipe chegou, ficou claro que Kujira era o que mais precisava de ajuda.
Os longos anos de sofrimento afetaram sua saúde mental, e ele desenvolveu comportamentos estereotipados, que os animais usam para lidar com o estresse do cativeiro.
“A equipe de resgate observou suas constantes ações repetitivas, um sinal claro de declínio mental, foram algumas das mais severas que já haviam testemunhado”, disse a Animals Asia.
Kujira foi rapidamente levado para o centro de resgate da Animals Asia. Os ativistas começaram a tratar seu corpo, cuidaram de sua ferida e deram-lhe espaço para fazer exercícios e comida adequada pela primeira vez. Eles o ajudaram a recuperar a visão em um olho por meio de uma cirurgia.”Ele pode ver o sol, o céu e sentir a grama sob suas patas”, disse a equipe.
O urso ainda precisava curar psicologicamente, mas, agora era capaz de brincar e interagir com outros membros de sua espécie.
“Ele pode ver seus novos amigos – os primeiros que já conheceu – brincando juntos e pode se juntar a eles sempre que se sentir pronto”, escreveu a organização.
Rapidamente, Kujira também descobriu seu amor pela água – embora os ursos da lua adorem nadar, eles nunca têm a chance de fazer isso nas fazendas de bile. “Ele adora tomar banho e tem um hábito encantador de tentar beber da mangueira”, relatou a Animals Asia.
Hoje, Kujira é um urso inteiramente diferente do animal amedrontado que a equipe descobriu em 2015. Ele passa seus dias brincando na grama e interagindo com seus amigos e, finalmente, vendo tudo o que o mundo tem a oferecer.
“Seu comportamento estereotipado foi um dos piores que já vi, mas está muito melhor agora”, disse Kelly Donithan, gerente da Animals Asia, em um comunicado, segundo o The Dodo.
“Diariamente vemos sinais de melhora em sua saúde mental enquanto seu corpo se recupera. Nunca podemos apagar o passado horrível de Kujira, mas nos empenharemos todos os dias para torná-lo cada vez mais distante”, completou.