Sabujo Espanhol- Sabueso Español
grupo 6 – Sabujos e Cães de Pista de Sangue; seção 1.1.2. – Sabujos de Médio Porte; padrão 204;
país de origem: Espanha;
nome de origem: Sabueso Español;
utilização: É um animal de caça e não tem vocação para cão de companhia.
Considerado como um cão de caça e rastreador, este cão é proveniente de uma antiqüíssima estirpe e um dos cães mais utilizados pelos caçadores espanhois.
A semelhança de aspecto entre o sabujo espanhol e as raças de mastins indicam que se trata de um cão antigo. A primeira referência que se tem encontrado sobre o Sabujo é de 350 a.C, em um documento escrito por um discípulo de Sócrates sobre a existência desta raça. O sabujo espanhol é proveniente dos cães de Vizcaya, sua origem, é muito porterior a 350 a.C, mas também são antigos. De concreto sobre sua existência aparece no livro de Alfonso X, escrito na segunda metade do Século XIII.
Foi introduzido na península ibérica, supõe-se pelos fenícios, a raça pouco mudou através dos séculos.
O Sabujo espanhol se caracteriza por ser um exemplar forte e compacto que possue um grande poder de rastrear. Também é muito inteligente e disciplinado, uma vez colocado em rastro é capaz de continuar a persiguição até o tempo que se for necessário.
Existem duas variedades: a de Monte (veja o foto ao lado) que pesa 25 kg aproximadamente, tem 56 cm de altura, e exibe uma pelagem branca, firme, com manchas vermelhas ou negras: e o Lebrero, menor, apenas 51 cm de altura, de coloração avermelhada mais uniforme.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe