Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Origem Histórica dos Mixovirus e Paramixovirus




logo_artigos

Durante os anos de 1918 e 1919 uma das mais devastadoras pragas da História da Humanidade assolou o mundo, matando aproximadamente 20 milhões de pessoas. Essa doença, a influenza, assim chamada e derivada de uma palavra italiana que reflete a suposição generalizada na época , de que a infeção resultava de ” má influencia ” climática criada por uma infeliz conjunção de astros. Ocorria essa doença há séculos , sempre em grandes epidemias , porisso denominadas Pandemias por se espalharem rapidamente por amplas regiões do planeta. As pandemias ocorridas nos anos de 1743, 1889 e 1890 foram proporcionalmente apenas um pouco menos desastrosas do que a Primeira Guerra Mundial.

Quando das descobertas dos primeiros germes responsabilizados como causadores de doenças , foi o bacilo: Hemophilus influenzae tido como o causador dessas pandemias de influenza, o que foi assinalado pelo pesquisador Pfeiffer na grande pandemia de 1889-1892. Mais tarde, em 1933, os pesquisadores Smith , Andrewes e Laidlaw, comprovaram que lavados nasais de pacientes humanos com a doença, lavados esses filtrados e portanto livres do Hemophilus, quando inoculado intranasal em furões (animal europeu), produzia uma doença febril muito semelhante àquela causada pelo Hemophilus. Logo em seguida é confirmada por outros laboratórios de pesquisas, a etiologia por vírus da doença conhecida por Influenza. Ficou claro assim, que o Hemophilus influenzae que era tido inicialmente como o causador dessas pandemias, era na realidade somente um dos vários germes de associação nesses surtos epidêmicos. assim como também o: Staphylococcus aureus e mesmo o Pneumococos, estes últimos responsáveis pelos efeitos graves colaterais em pacientes acometidos por influenza.

Comprovado assim ser um vírus o causador da Influenza, foi possível outras duas importantes descobertas no campo da Virologia, que é a ciência responsável pelo estudo dos vírus em geral:

l ) O vírus da influenza pode ser cultivado e se multiplica em alto título em ovos de galinha embrionados, descoberta essa que veio possibilitar pesquisas mais baratas com esses agentes causais de doenças, que exigiam antes meios sofisticados e caros para seu cultivo;

2 ) Causam também, esses vírus, a chamada hemaglutinação (HA) ou seja, aglutinação de hemácias de galinha. Essa reação biológica, importante na prática rotineira de laboratório, descoberta por acaso em 1941 por Hirst e Mc Clelland e Hare, permite detectar e medir o vírus da influenza. Como era especificamente inibida por anticorpos contra os vírus, forneceu um teste altamente sensível chamado de Inibição de Hemaglutinação (IH), utilizado para medir anticorpos.

Investigações científicas bem sucedidas com o vírus da influenza , estimularam o estudo de agentes semelhantes , tais como o vírus da caxumba, e também de outro hoje denominado da parainfluenza. Como esses vírus todos aglutinam hemácias e reagem com mucoproteinas semelhantes que têm determinantes do ácido N-acetilneuramínico, foram eles todos classificados juntos e denominados MIXOVIRUS, termo esse derivado do Grego (Myxo, em Grego, significando MUCO). Conhecidos mais detalhes, mais tarde, de suas estruturas físicas e químicas , tornou-se evidente que existem grandes diferenças entre os vírus e que eles pertencem a duas famílias: MIXOVÍRUS e PARAMIXOVÍRUS.

As características que distinguem essas duas famílias, são abaixo enumeradas:

  Características    Mixovírus    Paramixovírus 
 1 – Tamanho da partícula  Pequeno ( 800-1200 A )  Grande ( 1250-2500 A )
 2 – Diâmetro do cerne interno helicoidal   90 A   180 A 
 3 – Localização do nucleocápside  Núcleo  Citoplasma 
 4 – Formas filamentosas  Comum  Raras
 5 – Hemolisina  zero  +
6 – Inclusões citoplasmáticas proeminentes  zero +
 7 – Formação de sinsício  zero +

Em seguida, serão tratadas doenças causadas por vírus, pertencentes a esses grandes grupos (famílias) acima , tais como a própria Influenza, Raiva, Parainfluenza , Rubéola , Caxumba, Sarampo, e outras.

Dr. Carmello Liberato Thadei
Médico veterinário - crmv-sp-0442