Hora de dormir, gatinho!
Pense se estas duas situações já não ocorreram entre você e seu gato:
Começa a cair a tarde e ele resolve correr freneticamente pela casa toda. Salta, pula e vai de um lado para o outro na velocidade de corredor de 100 metros rasos, praticamente um Usain Bolt felino;
A madrugada segue seu curso e seu amigo acorda. Levanta, se espreguiça, dá uma bocejada, passeia pelos cômodos, para enfim, subir na sua cama e te dizer claramente: “Miau! Miau! Hora de acordar, humano!”.
Provavelmente sim, não é? Isto acontece porque os gatos têm algumas peculiaridades quanto ao sono. Nossos amigos felinos chegam a dormir- entre sono e cochiladas- de 12 a 18 horas por dia. Sim, podem dormir mais que o dobro da nossa conhecida média de 8 horas!
No entanto, é preciso ressaltar uma característica importante: eles ficam grande parte desse período em sono leve- ou nas cochiladas. Sabe quando você está sonolento, mas é capaz de perceber barulhos no ambiente? Eles ficam muito tempo assim. Às vezes, você olha para ele, chama, ele mexe as orelhas, mas não responde. É um estado de sonolência, mas em que é possível reagir rapidamente a modificações no ambiente.
Isso poderia ser explicado pelo status de predador dos felinos. Na natureza, os gatos teriam que realizar diversas caçadas ao longo do dia para terem suas necessidades atendidas. Esta atividade, por sua vez, demandaria um grande gasto energético, já que eles precisariam correr, saltar obstáculos… Por este motivo, a energia gasta deveria ser reposta entre as caçadas. E a soneca resolve duas questões: proporciona o descanso ao mesmo tempo em que deixa o bichano capaz de responder às alterações do ambiente.
Sabemos que os nossos gatos não precisam mais caçar para se alimentar, mas fisiologia é fisiologia!
E eles podem cochilar até sentados! No meio da sala, em cima da mesa de centro, no sofá… Os belos gatos podem ficar um bom tempo sentados, de olhos fechados, parecendo alheios ao que ocorre, mas na verdade, bem ligados em tudo.
Ok, gatos cochilam muito! Mas como é o sono profundo, o REM? Bem, durante esta fase eles estão extremamente relaxados e desligados do que ocorre ao redor. Podem dormir de barriga pra cima, colocar a língua pra fora, mexer os bigodes, as unhas, emitir algumas vocalizações… Tremores musculares também podem ser acontecer. No entanto, assim como ocorre com os cães, o tempo em que passam nesta fase do sono é bem menor do que os humanos.
E os sonhos? Acontecem durante o sono REM como em humanos e cães? Sim! O seu conteúdo ainda é um mistério para os pesquisadores, mas acredita-se que esteja relacionado a situações experimentadas por eles durante o dia.
É, os gatos tem seus segredos!
Ah, em tempo: quer saber por que o seu bichano tem aqueles comportamentos que citamos no começo da nossa conversa? Mais uma vez, precisamos retornar a sua natureza predatória. Os hábitos crepusculares dos gatos estariam relacionados a sua adaptação ao comportamento de suas presas. Por este motivo, eles estariam mais ativos na hora em que o sol se põe e durante a madrugada para acompanhar o horário de maior atividade delas.
Bem inteligente, não é?
Fotos gentilmente enviadas por Angélica Valsani e Luigi Mazzucco
Médica Veterinária, Dra. em nutrição de cães e gatos.