Cobra é encontrada congelada em zona rural de Gália
Animal foi encontrado morto e coberto por camada de gelo.
Biólogo acredita que frio possa ser a causa da morte do réptil.
Uma cobra foi encontrada congelada em uma área rural da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), que liga Marília a Gália (SP), no início da semana.
O registro da baixa temperatura foi feito por um repórter da cidade, Eduardo Meira, que passava pelo local a trabalho. “Nós fomos pegar imagens da zona rural, perto da mata. A grama estava toda branca. No começo eu olhei e achei que fosse um pedaço de pau, mas aí me dei conta de que era uma cobra mesmo. Ela estava parada e coberta por gelo na grama”, conta.
Ainda segundo o repórter, no horário em que ele encontrou o animal congelado, o termômetro do veículo em que ele estava marcava -0,5ºC (veja foto ao lado).
O G1 conversou com o professor e biólogo Ricardo Amancio Santana que explicou que devido às baixas temperaturas registradas, possivelmente a cobra tenha morrido por conta do frio. “Muito provavelmente morreu com o frio mesmo, congelada.” Ainda de acordo com o biólogo não é possível identificar a espécie da cobra somente pela foto, mas, acredita que seja uma jararaca pela características que dá para notar na imagem e por ser um tipo de cobra comum na região. “Inclusive na zona rural, onde essa foi encontrada”, finaliza.
Baixas temperaturas
Diversas cidades do Centro-Oeste Paulista apresentaram temperaturas próximas dos 0ºC na madrugada e manhã de segunda-feira passada.
Alguns moradores aproveitaram o frio para registrar as camadas de gelo sobre plantas e automóveis.
De acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (IPMet) de Bauru, uma massa de ar frio e seco, de origem polar, ocasionou a queda das temperaturas sobre o estado de São Paulo.