Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Cão D’Água Frisão




caes_logo

(Wetterhoun)

destaque_cao_dagua2No Fim do século passado, alguns criadores, que eram também apaixonados caçadores, tiveram a idéia de cruzar diferentes cães de volume pequeno e médio, caracterizados todos pelo pêlo longo e uma acentuada inclinação para a caça no bosque. Não sabemos quais foram as raças que empregaram; mas o certo é que o resultado foi um spaniel de habilidade indiscutível de sabujo.

PADRÃO DA RAÇA: Bruno Tausz

Padrão FCI N° 221 / 05-02-1999 / P

Origem: Holanda.
Data da publicação do padrão original válido: 30-05-1989.
Utilização: Cão de caça à lontra.
Classificação FCI: Grupo 8 – recolhedores- levantadores e cães d’água.
Seção 3 – cães d’água
com prova de trabalho.

destaque_cao_daguaASPECTO GERAL: de um cão bem equilibrado, tradicionalmente utilizado na caça à lontra. Um animal robusto sem ser grosseiro ou desajeitado, quadrado e de estrutura geral espessa, com a pele bem ajustada, sem barbelas ou papadas. Lábios não pendentes.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: calmo de caráter obstinado, reservado com estranhos, e um cão de guarda ideal.

CABEÇA: Seca, de proporções compatíveis com o do tronco, forte e poderosa.

cao_dagua_frisaoREGIÃO CRANIANA:
Crânio: ligeiramente abobadado, dando a impressão de ser mais largo que longo, suavemente inclinado para as bochechas. Crânio e focinho de mesmo comprimento.
Stop: apenas ligeiramente indicado, a linha superior do crânio desce suavemente em direção ao focinho.

REGIÃO FACIAL:
Trufa: Bem desenvolvida, não fendida. Preta para os exemplares com pelagens de fundo preto e marrom para os de fundo marrom. Narinas bem desenvolvidas e abertas.
Focinho: poderoso, afilando ligeiramente para a trufa, sem ser pontiagudo, mas truncado. A cana nasal é larga e reta, vista de perfil, não é côncava nem convexa.
Lábios: firmemente ajustados, não pendentes.
Maxilares/Dentes: dentes fortes com mordedura em tesoura.
Faces: musculatura moderadamente desenvolvida.
Olhos: de tamanho médio, ovais, com pálpebras bem ajustadas, sem mostrar a conjuntiva; inseridos ligeiramente inclinados, causando um que de inflexível, na expressão. Nem protrusos nem profundos. De cor marrom escuro para indivíduos com cor de base preta e marrons para os de cor de base marrom. Olhos de falcão são objetáveis.
Orelhas: inseridas mais para baixo. Tão pouco desenvolvidas que as orelhas pendem achatadas ao longo da cabeça sem dobras. As orelhas muito desenvolvidas são objetáveis com dobras sem ser imediatamente na inserção, mas mais para baixo, causando uma caída afastada das bochechas. As orelhas são moderadamente longas em forma de colher de pedreiro. A pelagem das orelhas é uma típica característica da raça. É enrolada, mais para longa na inserção diminuindo no comprimento para o terço distal onde a orelha é revestida com pêlos curtos.

PESCOÇO: curto, forte, roliço, emergindo em ângulo bem agudo da linha superior, isto é a cabeça é quase sempre portada baixa. O pescoço é ligeiramente arqueado. Sem papadas ou barbelas.

TRONCO: muito poderoso.
Dorso: curto e reto.
Peito: amplo, revelando mais largura que profundidade, de maneira que os membros anteriores são mais para afastados, roliços sem alcançar mais baixo que o cotovelo.
Costelas: bem arredondadas e bem desenvolvidas para trás.
Lombo: forte.
Linha inferior: apenas moderadamente esgalgada.
Garupa: apenas ligeiramente inclinada.

CAUDA: longa, portada em anel sobre ou lateralmente à garupa.

MEMBROS

ANTERIORES:
Ombros: escápula bem assentada contra o tórax; inserida obliquamente e bem angulada.
Membros: poderosos e retos.
Metacarpos: retos, não inclinados.
Patas: redondas, dígitos bem desenvolvidos e arqueados, almofadas grossas.

POSTERIORES: poderosos, moderadamente angulados.
Coxas: não muito longas.
Jarretes: baixos.
Metatarsos: curtos.
Patas: redondas e com almofadas bem desenvolvidas.

PELAGEM
Pêlos: com exceção da cabeça e membros o corpo é revestidos de cachos bem pequenos consistentes e firmes, com espessos tufos de pêlos. Cachos esparsos ou de tufos de pêlos finos conferem ao cão um aspecto lanoso o que deve ser considerado falta. A pelagem propriamente dita deve ter uma textura rústica e tem um toque oleoso.

COR: preto sólido ou marrom, ou preto com marcas brancas; ou marrom com marcas brancas. Manchas largas ou ruão no branco são permitidos.

TALHE:
O tamanho ideal para machos: 59 cm, para fêmeas: 55 cm.

FALTAS: qualquer desvio dos termos deste padrão deverá ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade.

NOTA: os machos devem apresentar dois testículos de aparência normal, bem desenvolvidos e acomodados na bolsa escrotal.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe