Búfalos selvagens serão abatidos em RO para diminuir impacto ambiental
Um rebanho de cerca de 5.000 búfalos selvagens que vivem na região do Vale do Guaporé, nos municípios de São Francisco do Guaporé e Alta Floresta do Oeste, em Rondônia, começará a ser abatido, nos próximos meses, e totalmente erradicado do Estado, em até cinco anos.
A liberação do abate dos animais ocorreu com a publicação da Lei Estadual nº 3771, no Diário Oficial do Estado, no último dia 21, sancionada pelo governador Confúcio Moura (PMDB).
Segundo estudo da Sedam (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental), por viverem soltos de modo selvagem, os animais estão causando degradação ambiental na Reserva Biológica do Guaporé e na Reserva Extrativista Pedras Negras, localizadas na região do Vale do Guaporé. Os búfalos selvagens também põem em risco a segurança e saúde dos moradores da região por não haver controle de doenças.
A lei contém 58 artigos, que resultaram de um estudo de impacto ambiental elaborado por representantes de 13 instituições. A sua aprovação ocorreu pela Assembleia Legislativa em substituição ao Projeto de Lei Ordinária (PLO 53/2015), que instituía o Regulamento de Medidas para a Erradicação de Búfalos. As mudanças no projeto ocorreram após audiência pública, realizada em setembro de 2015, convocada pelo deputado Jesuíno Boabaid (PMN).