Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Gado Watusi




logo_fazenda

watusi02NOME COMUM: Gado watusi
NOME CIENTÍFICO: Bos taurus
NOME EM INGLÊS: Watusi
NOME EM ESPANHOL: Ankole
FILO: Chordata CLASSE:Mammalia
ORDEM: Artiodactyla
FAMÍLIA: Bovidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento máximo do chifre: 1,25 m
Circunferência máxima do chifre: 46 cm
Afastamento máximo dos chifres na base: 50 cm
ORIGEM: África
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Presentes em numerosos lugares do continente Africano.

watusi03
Lurch

Estes raríssimos bovinos são uma raça que esta em vários lugares da África, sobre tudo em lugarejos com etnia tutsi, de onde vem o nome watusi. São animais de chigres grandíssiomos.

Os chifres dos watusi são consideradas sagradas em territórios como os pertencentes a Ruanda. O exemplar ao lado se chama Lurch e é um caso excepcional que se encontra nos livros dos Recordes (Guiness Book). Os chifres de Lurch foram medidos em maio de 2003 e tinham uma circunferência de 95,25 cm.

Trata-se realmente uma espécie rara e curiosa, pois não deve ser muito cômodo carregar estes chifres enormes. Seguramente tendem adaptadas também a região osteomuscular e os tendões do pescoço para permitir que possam viver normalmente.

A criação seletiva dos bovinos inclui algumas fases, cada uma com determinado objetivo. Na primeira fase (domesticação), procura-se tornar o animal dócil. Depois, há uma nova seleção para aumentar a produção de leite ou carne, a força de tração ou mesmo a capacidade de adaptação a pastagens pobres. Já o gado do leste africano é o resultado de uma seleção com finalidade de prestígio.

O gado Watusi provavelmente resulta do cruzamento do zebu com os bois de chifres compridos do Antigo Egito. Por que ele é selecionado para ter chifres compridos? Isso é feito tanto por razões religiosas quanto por razões de prestígio, em regiões onde a riqueza é contada pelo número de cabeças de gado. Os povos do leste africano nunca abatem seu gado: não comem carne e se contentam em misturar o leite com o sangue tirado da jugular do animal.

Os mais belos exemplares, chamados Inyambos, são praticamente sagrados. Suas fezes, depois de secas, servem de combustível e sua urina é usada em toalete.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe