Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

A Posse Responsável.




caes_logo

É uma filosofia já defendida nos EUA e na Europa desde o início do treinamento de cães para morder. Foi uma idéia que sempre defendi, mas que só recentemente está sendo discutida nos diversos segmentos da sociedade brasileira.

A idéia da Posse Responsável tem objetivos semelhantes aos da responsabilidade dos pais sobre os filhos menores de idade. Semelhante, também, à idéia da responsabilidade da posse e porte de uma arma. Afinal um cão de guarda é uma arma de defesa…

Os direitos do cão e seu dono terminam onde começam os direitos das demais pessoas. Enfim, é a cidadania exercida pelos donos de cães.

É importante respeitar os temores das pessoas não muito ligadas aos animais. Um cão só deve aproximar-se e lamber ou, até mesmo, cheirar uma pessoa se esta o permitir. A iniciativa deve partir das pessoas e não dos cães. É uma questão de treinamento.
A mídia, para vender artigos, mexe com as emoções humanas fazendo-as imaginar o tamanho do estrago que um cão poderia fazer caso resolvesse morder.

Para que as pessoas possam se desarmar com relação aos cães, é preciso que se informe e se esclareçam dúvidas sobre o comportamento dos animais de uma forma geral, porque os cães têm o mesmo comportamento. Para passar segurança ao próximo, o proprietário deve demonstrar sua preocupação com a educação do cão, com atitudes como catar as fezes na rua para que os outros não pisem, cuidar para que o cão respeite as pessoas não pulando em cima ou, até mesmo, não latindo desnecessariamente.

Uma das atitudes que melhor passa segurança para as pessoas é a demonstração que seu cão é treinado, educado e obediente.

Na Inglaterra, foi criado o certificado de Bom Cidadão Canino conferido, apenas, a cães que pudessem comprovar sua educação. Entidades cinófilas passaram a credenciar profissionais experientes como treinadores, veterinários, juizes cinófilos e alguns policiais para essa finalidade. Foram criados regulamentos para os testes aos quais os cães deveriam se submeter. Os proprietários tiveram a opção de freqüentar escolas credenciadas para cães ou treiná-los em casa. O dono também passa por um teste escrito sobre cuidados e responsabilidades.

O “Good Citizen Dog” foi o maior esquema de treinamento do Reino Unido, envolvendo quase mil clubes de adestramento e centenas de profissionais cadastrados como avaliadores.

Bruno Tausz
Consultor e Colaborador em
cinologia, cinotecnia, comportamento animal e adestramento