Morcegos – Importância na Natureza
Morcegos Insetívoros
São os únicos predadores eficientes de insetos noturnos, desempenhando um importante papel no controle da populações destes insetos.
Morcegos Polinívoros/Nectarívoros
São responsáveis pela polinização de diversas espécies de plantas como: pequi, ingá, cuietê, unha-de-vaca, imbiriçu, dedaleira, merindiba, alguns maracujás e muitas outras. Dessa maneira, a sua atividade é muito importante na manutenção dos complexos ecossistemas tropicais.
Morcegos Frugívoros
São os mais eficientes dispersores de sementes, pois chegam a transportar aproximadamente 500 sementes de plantas típicas de florestas. Sendo assim, estes morcegos são importantes para a regeneração de habitats fragmentados.
Morcegos Carnívoros
São importantes no controle das populações de pequenos vertebrados, inclusive de pequenos morcegos.
Morcegos Piscívoros
Fazem o controle da população de pequenos peixes.
Morcegos Hematófagos
Nos ecossistemas naturais, os morcegos hematófagos auxiliam no controle das populações de vertebrados herbívoros, evitando que superpopulações dessas presas destruam a vegetação e, conseqüentemente, o ecossistema. Esse controle populacional é feito não somente por sangrias dos animais, mas também por transmissão de doenças, como a raiva.
Importância no Meio Urbano
Além de atuar no controle de pequenos invertebrados e vertebrados e atuar na manutenção de plantas utilizadas na arborização urbana, são excelentes modelos didáticos para a prática da Educação Ambiental.
Introdução
Características
Alimentação
Reprodução
Sonar (Radar)
Vôo (imagens)
Abrigo
Importância na Natureza
Utilidade na Medicina
Distribuição
Curiosidades
Bibliografia
Classificação