Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Pelicano-pardo




logo_zoo

pelicano_brown2Nome Comum: Pelicano-pardo
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Pelecanidae
Espécie: P. occidentalis
Nome Científico: Pelecanus occidentalis
Nome em Inglês: Brown Pelican
Características:
destaque_pelicanoComprimento: Mede de 102 a 152 cm e pesa de 2,7 a 10 kg. Apresenta envergadura de até 2,00 m. Difromismo sexual: Macho maior que a fêmea.
Pelagem: Estes são os únicos pelicanos de cor escura. Adultos fora da época de criação têm a cabeça e pescoço brancos ou amarelados e corpos marrons cinzentos.
Alimentação: Mergulha de até 20 m de altura para capturar vários tipos de peixes marinhos.
Reprodução: Procria ao longo do ano. Normalmente constrói ninho com galhos em árvores onde bota três ovos que são incubados pelicano_browndurante 30 dias. Os filhotes abandonam o ninho com 9 a 11 semanas.
Hábitos: Vive em regiões costeiras e estuáris. Frequentemente se empoleira em árvores e em estruturas feitas pelo homem.
Distribuição Geográfica: Distribuição por subespécies:
P. o. occidentalis: Ilhas do Caribe;
P. o. carolinensis: Maryland, EUA até o norte do Brasil;
P. o. californicus: Oregon, EUA até o Panamá;
P. o. murphyi: Colômbia até norte do Peru;
P. o. urinator: Ilhas Galápagos;

Também conhecido como pelicano-pequeno. O nome alternativo deve-se ao fato de, apesar da envergadura das asas chegar a dois metros, ser a espécie menor dentre os pelicanos. Após o uso indiscriminado do pesticida DDT durante a década de 1970, o pelicano-pardo quase foi dizimado, assim como a águia-careca e o falcão-peregrino. Contudo, no ano de 2009, ele foi retirado da lista de espécies em perigo de extinção. Eles são um ótimo exemplo de recuperação da espécie.

Esta ave é prontamente distinguido dos pelicano branco americano por sua plumagem escura, de tamanho menor e de hábito de mergulhar para pegar os peixes. Mergulham do alto eles usam a força do impacto para atordoar os peixes pequenos. O pelicano peruano, considerado anteriormente uma subespécie do pelicano marrom, é agora considerado uma espécie separada. Ele tem a plumagem muito semelhante ao marrom, mas é visivelmente maior. Os pelicanos marrons e peruanos podem se sobrepor em algumas áreas ao longo da costa do Pacífico da América do Sul.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe