Faisão
NOME COMUM: Faisão
NOME CIENTÍFICO: Em todo o mundo há aproximadamente 49 espécies.
GÊNEROS:
Ithaginis
Catreus
Rheinartia
Crossoptilon
Lophura
Argusianus
Pucrasia
Syrmaticus
Chrysolophus
Phasianus
NOME EM INGLÊS: Pheasant
REINO: Animal
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Galliformes
FAMÍLIA: Phasianidae
COMPRIMENTO: cerca de 90 cm
Ovos: 8 a 14
PERÍODO DE INCUBAÇÃO: 23 a 26 dias.
TEMPO DE VIDA: em média 12 a 13 anos. Um faisão pode viver até vinte anos.
ALIMENTAÇÃO: A alimentação deve ser de boa qualidade. Na natureza, o faisão alimenta-se de frutas, raízes, insetos, folhagens e verduras. Na criação pode comer diariamente ração industrializada para galinhas.
ORIGEM: Originário do Tibete e da Índia, o faisão foi levado aos Estados Unidos e Europa para ser usado como caça. Porém, a ave se proliferou de tal forma que hoje existem mais de 20 milhões de faisões soltos nessa regiões e já é considerado uma ave nativa do local.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Originários da Ásia, os faisões foram introduzidos na Europa na Idade Média. Hoje, são mais de 40 variedades de faisões.
DIFORMISMO SEXUAL: Todas as espécies de faisão apresentam forte diformismo sexual, sendo o macho maior e mais colorido que a fêmea. Os machos têm também longas penas posteriores, que se assemelham a uma cauda. A diferença entre o sexo pode ser notada quando a ave esta com 90 dias de vida e troca sua plumagem.
MATURIDADE SEXUAL: O faisão torna-se maduro sexualmente aos um ou dois anos, dependendo da espécie.
REPRODUÇÃO: As fêmeas incubam os ovos e tratam das crias sozinhas. Nas condições climáticas brasileiras, ele se reproduz de setembro a dezembro, atingindo o pico máximo em outubro. Na época do acasalamento, os machos realizam grandes exibições para chamar a atenção da faisoa e neste período, geralmente, apresentam um comportamento agressivo e polígamo.
CARACTERISTICAS: Faisão é uma ave galiforme de corpo robusto e pernas e asas curtas. O grupo inclui diversos gêneros e espécies, muitas delas cinegéticas. Em todo o mundo há aproximadamente 49 espécies do animal. Dessas, 46 são criadas em cativeiro e possuem mais de 100 variedades, e é a ave com maior número de espécies domesticadas.
ALGUMAS ESPÉCIES MAIS COMUNS:
ORNAMENTAIS
– Faisão Prateado (Lophura nucthemera)
– Faisão Dourado (chrysolophus pictus)
– Faisão lady (chrysolophus amherstiae)
– Faisão Elliot (Syrmaticus Elliot)
– Faisão Swinhoe (Lophura swinhoii)
– Faisão Venerado (Syrmaticus reevesi)
– Faisão Argus (Argusianus argus argus)
– Faisão Prelatus (Lophura diardi)
– Faisão-comum (Phasianus colchicus)
– Faisão-eperonier (Polyplectron bicalcaratum)
– O faisão-eperonier (Polyplectron bicalcaratum)
– Faisão-de-swinhoe (Lophura swinhoii)
– Faisão-da-manchúria (Crossoptilum mantchurium)
CAÇA E CORTE
– Faisão Coleira (Phasianus colchicus torquatus)
– Faisão Jumbo White (Phasianus colchicus torquatus)
– Faisão Tenebroso (Phasianus Colchicus tenebrosus)
– Faisão Conchico (Phasianus colchicus colchicus)
– Faisão-esplêndido (Lophophorus lhuysii) – é uma espécie do faisão. É uma ave galiforme com cabeça verde, pescoço dourado e vermelho, dorso azul e cauda azul cobalto.
– Faisão-resplandecente (Lophophorus impejanus) – popularmente conhecido como faisão-do-nepal ou faisão-resplandecente, é uma ave galiforme da família Phasianidae. É considerada a ave-símbolo do Nepal. Ocorre do leste do Afeganistão até a região do Himalaia, incluindo a região da Caxemira, no norte do Paquistão, índia (estados de Himachal Pradesh, Uttarakhand, Sikkim e Arunachal Pradesh), Nepal, sul do Tibete e Butão. Há registros de sua ocorrência em Myanmar. Ocupa a região superior das florestas temperadas de coníferas, em rochedos e campinas altas entre 2.400 e 4.500 metros de altitude. Possuem notável migração em relação à altitude, procurando regiões abaixo dos 2.000m durante o inverno.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe